Licenciatura EaD em História
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Submissões Recentes
- ItemO ensino de história nos anos finais do ensino fundamental no século XXI: Uma análise bibliográfica das metodologias e estratégias de ensino no sistema educacional estadual do Espírito Santo(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Oliveira, Monique Pelais de; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A presente monografia trata-se de uma pesquisa que analisa as metodologias e estratégias de ensino aplicadas na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase no sistema educacional estado do Espírito Santo no século XXI. Através de uma análise bibliográfica, esse estudo aborda as transformações das práticas pedagógicas, destacando o impacto das metodologias ativas e dos recursos digitais no ensino da disciplina. A pesquisa busca integrar o histórico da educação básica no estado, observando o andamento das implementações de políticas públicas educacionais e as práticas docentes frente às demandas atuais no intuito de dinamizar o ensino focalizando nas vivências dos estudantes. Conclui-se nessa pesquisa que o uso de metodologias ativas inovadoras, como a gamificação, a aprendizagem baseada em projetos e a utilização de recursos tecnológicos, potencializam o enriquecimento a experiência de ensino-aprendizagem, facilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Também será analisado os desafios enfrentados pelos professores na inserção dessas estratégias, levando em consideração aspectos como formação continuada, infraestrutura escolar e apoio institucional.
- ItemA tenacidade da fé: Impactos e resistência da CNBB durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Silva, Maycon Rodrigues da; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A Tenacidade da Fé: Impactos e Resistência da CNBB Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), trata sobre o papel desempenhado pela CNBB no período da ditadura militar, e como instituição religiosa, atuou como mediadora dos conflitos e repressões e de movimentos pela garantia de justiça social e dos direitos humanos e da democracia, utilizando a fé católica como instrumento de enfrentamento ao regime militar. O trabalho faz uma análise em materiais disponíveis para pequisa no Google Acadêmico sobre as ações da CNBB para promover a paz, a segurança e os direitos das pessoas que estavam sendo marginalizadas dentro de um governo de exceção. Além disso, fala sobre o protagonismo de Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns que foram líderes importantes dentro das pastorais e quanto a denúnicias sobre torturas, censura, prisão e desaparecimento de pessoas consideradas subversivas aos olhos do governo. O trabalho faz uma análise de quatro documentos emitidos pelas Assembléias da CNBB entre a década de 1970-1980 que afirma sobre a participação da CNBB no processo de redemocratização do Brasil.
- ItemDesmembramento territorial: consequências históricas, econômicas e sociais da emancipação de Vargem Alta(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Paulo Sérgio Josino dos; Simonato, Juliana; https://orcid.org/0000-0002-4105-7025; http://lattes.cnpq.br/3321989136319976A emancipação territorial é um processo pelo qual uma porção de um território se torna independente administrativamente, criando um novo município. Esse processo pode trazer diversas consequências históricas, econômicas e sociais. A emancipação de Vargem Alta permitiu que os moradores desenvolvessem um maior senso de identidade e pertencimento. A criação do município possibilitou uma gestão mais próxima da realidade local, valorizando a cultura e a história da região. Antes da emancipação, Vargem Alta estava sob a administração de um município maior, o que muitas vezes resultava em uma atenção menor para suas necessidades específicas. A independência administrativa permitiu que o município tomasse decisões mais adequadas ao contexto local. A emancipação de Vargem Alta, assim como de outros municípios, apresenta tanto desafios quanto oportunidades. As consequências desse processo são multifacetadas, envolvendo aspectos históricos, econômicos e sociais. A análise dessas consequências pode ajudar a entender melhor os impactos da criação de novos municípios e a importância de uma gestão pública eficaz e próxima da população. A emancipação de Vargem Alta, assim como de outros municípios, apresenta tanto desafios quanto oportunidades. As consequências desse processo são multifacetadas, envolvendo aspectos históricos, econômicos e sociais. A análise dessas consequências pode ajudar a entender melhor os impactos da criação de novos municípios e a importância de uma gestão pública eficaz e próxima da população.
- ItemA Batalha de Cricaré na Capitania do Espírito Santo e o genocídio indígena (1557)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rufino, Penha Mara Mateus de Oliveira; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143Este estudo visa analisar profundamente o genocídio indígena em 1557, conhecido como Batalha do Cricaré, em São Mateus, Espírito Santo. Este evento marcou o primeiro grande confronto entre colonizadores portugueses e povos indígenas, resultando em uma divisão devastadora das populações locais. O massacre não foi apenas um confronto armado, mas também uma marca da imposição cultural europeia sobre as populações nativas, iniciando um longo processo de devastação cultural e física. O estudo também destaca a luta contínua contra os conflitos contemporâneos que ainda ameaçam a existência e a cultura das tribos indígenas remanescentes no Brasil. O estudo pretende não apenas registrar um evento crucial na história do Espírito Santo, mas também enfatizar a importância da luta contra as forças opressivas.
- ItemO ensino no Brasil Colonial(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Fraga, Priscila da Silva; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A independência do Brasil foi o precedente para a separação do Brasil e Portugal. Com a independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e tronou-se um país independente. Com este acontecimento, o país foi reorganizado como reino de Dom Pedro I. A educação no Brasil colonial foi organizada primeiro em torno dos Jesuítas e mais tarde liderada pelo modelo reformista seguido pelo Marquês de Pombal. A relação entre o Império Português e a Igreja Católica neste contexto contribuiu para o surgimento de ordens religiosas no Brasil. Entre os vários grupos de monges, isto incluía a conversão à fé católica. Aqui se destaca o trabalho dos Jesuítas. As atividades educativas dos Jesuítas influenciaram a forma como as pessoas eram educadas nessas áreas de acordo com a sua posição social. Isto leva a diferentes níveis de instrução: para os índios, os fundamentos da língua e do comércio, para os brancos livres, os fundamentos da escrita, da leitura e ricas classes artesanais de Ensino Superior que garantirão a manutenção da estrutura de poder. Para os escravos africanos e os livres, o comércio. A educação pode ser entendida como um processo no qual a sociedade, com base nas tradições acumuladas, se desenvolve detalhadamente em muitos aspectos. Assim, é possível distinguir três pontos básicos: a combinação de costumes e tradições, Ensino inteligente no nível prático e formal de habilidades de ensino.