Licenciatura EaD em História

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    Congo: Resgate da identidade e combate ao preconceito étnico-racial na comunidade de zona rural Rio Claro-Guarapari (2014 a 2023)
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Martins, Patrícia de Almeida; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531
    O preconceito étnico-racial é um problema persistente no Brasil, afetando particularmente as comunidades afro-brasileiras. Em Rio Claro-Guarapari, no Espírito Santo, a manifestação cultural do Congo, que combina música, dança e religiosidade, é um pilar da identidade afro-brasileira local, mas enfrenta desafios devido ao racismo estrutural. Esta pesquisa investiga como o Congo contribui para o resgate da identidade e o enfrentamento do preconceito etnico-racial entre 2014 a 2023. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas com mestres do Congo, o estudo analisa o Congo como uma prática cultural de resistência e sua importância para a preservação da cultura afro-brasileira. O Congo é reconhecido como um patrimônio cultural imaterial e um meio de fortalecimento da autoestima e resistência contra a marginalização histórica. A pesquisa também enfatiza a necessidade de políticas públicas para preservar e promover essas manifestações culturais, essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária e diversa.
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    Marie Curie e a radioatividade: Uma proposta de atividade experimental contextualizada (AEP) sobre gênero, história da ciência e ensino de química
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Wyatt, Nathália Luiza Passamani; Prado, Solange Faria; https://orcid.org/0000-0002-3767-7520; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805
    Este trabalho discute a problemática da desigualdade de gênero dentro do contexto da História da Ciência e do Ensino de Química, a partir da proposição de uma sequência didática a ser aplicada ao Ensino Médio. O estudo, dividido em três partes, ressalta a importância de abordar questões de gênero no ambiente educacional, tomando a trajetória de Marie Curie como referência principal. O capítulo inicial investiga a função histórica das mulheres no campo científico, destacando a batalha contra preconceitos e obstáculos sociais. Destaca-se especialmente Marie Curie, pioneira nas áreas de Química e Física, que lidou com diversos obstáculos por ser uma mulher em um contexto predominantemente masculino. Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, e a primeira pessoa, entre homens e mulheres, a ganhar dois prêmios, em áreas diferentes. No capítulo dois, é apresentado o currículo das áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza no Ensino Médio, de modo a evidenciar a relevância da temática. Além disso, sugerem-se alternativas de utilizar a história de Curie como um instrumento pedagógico. Apresenta sugestões pedagógicas que ressaltam como a incorporação de narrativas de mulheres cientistas pode revolucionar a educação química, tornando-a mais contextualizada e crítica. O capítulo três apresenta uma proposta de sequência didática a partir de uma estratégia teórico-metodológica: a Atividade Experimental Problematizada (AEP). A proposta visa conscientizar os alunos sobre as disparidades de gênero, promovendo discussões para diminuir preconceitos no ambiente escolar, acadêmico e científico. Pretende-se também promover uma educação mais inclusiva, reflexiva e interdisciplinar, envolvendo disciplinas de diferentes áreas, além de contextualizar assuntos comuns à realidade do estudante.
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    O ensino de história nos anos finais do ensino fundamental no século XXI: Uma análise bibliográfica das metodologias e estratégias de ensino no sistema educacional estadual do Espírito Santo
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Oliveira, Monique Pelais de; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805
    A presente monografia trata-se de uma pesquisa que analisa as metodologias e estratégias de ensino aplicadas na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase no sistema educacional estado do Espírito Santo no século XXI. Através de uma análise bibliográfica, esse estudo aborda as transformações das práticas pedagógicas, destacando o impacto das metodologias ativas e dos recursos digitais no ensino da disciplina. A pesquisa busca integrar o histórico da educação básica no estado, observando o andamento das implementações de políticas públicas educacionais e as práticas docentes frente às demandas atuais no intuito de dinamizar o ensino focalizando nas vivências dos estudantes. Conclui-se nessa pesquisa que o uso de metodologias ativas inovadoras, como a gamificação, a aprendizagem baseada em projetos e a utilização de recursos tecnológicos, potencializam o enriquecimento a experiência de ensino-aprendizagem, facilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Também será analisado os desafios enfrentados pelos professores na inserção dessas estratégias, levando em consideração aspectos como formação continuada, infraestrutura escolar e apoio institucional.
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    A tenacidade da fé: Impactos e resistência da CNBB durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Silva, Maycon Rodrigues da; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531
    O trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A Tenacidade da Fé: Impactos e Resistência da CNBB Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), trata sobre o papel desempenhado pela CNBB no período da ditadura militar, e como instituição religiosa, atuou como mediadora dos conflitos e repressões e de movimentos pela garantia de justiça social e dos direitos humanos e da democracia, utilizando a fé católica como instrumento de enfrentamento ao regime militar. O trabalho faz uma análise em materiais disponíveis para pequisa no Google Acadêmico sobre as ações da CNBB para promover a paz, a segurança e os direitos das pessoas que estavam sendo marginalizadas dentro de um governo de exceção. Além disso, fala sobre o protagonismo de Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns que foram líderes importantes dentro das pastorais e quanto a denúnicias sobre torturas, censura, prisão e desaparecimento de pessoas consideradas subversivas aos olhos do governo. O trabalho faz uma análise de quatro documentos emitidos pelas Assembléias da CNBB entre a década de 1970-1980 que afirma sobre a participação da CNBB no processo de redemocratização do Brasil.
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    A implementação da lei 11.645/2008 no ensino fundamental I no Município de Vila Velha/ES
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Torresl, Madalena de Assis; Prado, Solange Faria; https://orcid.org/0000-0002-3767-7520; http://lattes.cnpq.br/3545263120039049
    Esse trabalho apresenta um olhar voltado à história dos povos originários, sua condição de invisibilizados na historiografia oficial. Procura expor a importância de se voltar as atenções nesse sentido. Para tanto, apresenta, em breves considerações, as orientações de alguns escritores que se dedicaram a essa temática, efetivamente à história do Espírito Santo, bem como um conciso histórico dos movimentos realizados por esses povos até se chegar a Lei 11.645/08 e sua implementação numa escola da rede municipal de ensino, o objeto fonte primeiro desse estudo. Assim, tem como fim promover uma reflexão acerca desse contexto e o que as fontes consultadas revelam a partir das vozes que as constituem. Para além da pesquisa bibliográfica acerca do tema , utilizamos como recurso de coleta de dados um questionário aplicado aos professores e professoras de uma escola do Ensino Fundamental, entendendo que a discussão dessa temática é relevante no sentido de contribuir para a desconstrução de estereótipos relativos às populações indígenas.