História - EAD
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando História - EAD por Assunto "Colonização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Batalha de Cricaré na Capitania do Espírito Santo e o genocídio indígena (1557)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rufino, Penha Mara Mateus de Oliveira; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143Este estudo visa analisar profundamente o genocídio indígena em 1557, conhecido como Batalha do Cricaré, em São Mateus, Espírito Santo. Este evento marcou o primeiro grande confronto entre colonizadores portugueses e povos indígenas, resultando em uma divisão devastadora das populações locais. O massacre não foi apenas um confronto armado, mas também uma marca da imposição cultural europeia sobre as populações nativas, iniciando um longo processo de devastação cultural e física. O estudo também destaca a luta contínua contra os conflitos contemporâneos que ainda ameaçam a existência e a cultura das tribos indígenas remanescentes no Brasil. O estudo pretende não apenas registrar um evento crucial na história do Espírito Santo, mas também enfatizar a importância da luta contra as forças opressivas.
- ItemA formação da Capitania do Espírito Santo sob a administração de Vasco Fernandes Coutinho (1535-1561)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Andréia Andreza dos; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143A presente pesquisa veio mostrar como a colonização do Espírito Santo enfrentou vários desafios que impactaram não apenas o desenvolvimento inicial da capitania, mas também as dinâmicas sociais, econômicas e culturais que persistem até hoje. Com foco na administração do primeiro donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, o trabalho abordará os vários desafios enfrentados para a efetiva colonização, como a resistência indígena, o isolamento geográfico, os conflitos internos e os fatores econômicos que impactaram na formação da capitania. Ao longo da pesquisa, será possível observar o quanto a formação inicial da capitania do Espírito Santo foi importante para moldar a futura trajetória do Estado do Espírito Santo. Analisando assim, o legado deixado por Vasco Fernandes Coutinho no desenvolvimento econômico, cultural e identidades capixabas. Dessa forma, os desafios enfrentados durante a colonização do Espírito Santo, moldaram não apenas a sua história, mas continuam a influenciar diversas questões sociais, econômicas e ambientais até hoje.
- ItemO ensino no Brasil Colonial(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Fraga, Priscila da Silva; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A independência do Brasil foi o precedente para a separação do Brasil e Portugal. Com a independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e tronou-se um país independente. Com este acontecimento, o país foi reorganizado como reino de Dom Pedro I. A educação no Brasil colonial foi organizada primeiro em torno dos Jesuítas e mais tarde liderada pelo modelo reformista seguido pelo Marquês de Pombal. A relação entre o Império Português e a Igreja Católica neste contexto contribuiu para o surgimento de ordens religiosas no Brasil. Entre os vários grupos de monges, isto incluía a conversão à fé católica. Aqui se destaca o trabalho dos Jesuítas. As atividades educativas dos Jesuítas influenciaram a forma como as pessoas eram educadas nessas áreas de acordo com a sua posição social. Isto leva a diferentes níveis de instrução: para os índios, os fundamentos da língua e do comércio, para os brancos livres, os fundamentos da escrita, da leitura e ricas classes artesanais de Ensino Superior que garantirão a manutenção da estrutura de poder. Para os escravos africanos e os livres, o comércio. A educação pode ser entendida como um processo no qual a sociedade, com base nas tradições acumuladas, se desenvolve detalhadamente em muitos aspectos. Assim, é possível distinguir três pontos básicos: a combinação de costumes e tradições, Ensino inteligente no nível prático e formal de habilidades de ensino.