História - EAD
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Navegando História - EAD por Assunto "Autonomia"
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- ItemO mito da caverna de platão no contexto de uma educação dialógica(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rodrigues, Valkiria Bullerjahn; Barreto, Sônia Maria da Costa ; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A presente pesquisa se remete a uma reflexão sobre a educação, visando o agir pedagógico do professor, bem como o processo dialógico do ensino aprendizagem. A prática educativa se internaliza mediante interações entre os indivíduos, portanto o diálogo se constitui como elemento essencial, para o crescimento cognitivo, intelectual e humano, fruto das interações entre as pessoas. Quando a escola pratica somente uma metodologia mecanizada, somente transmitindo conhecimento, cria barreiras, afastando possibilidades de uma prática educativa teórica-reflexiva, passando a agir no senso comum, e com essa ausência de reflexão, acaba fechando-se para o diálogo. O Mito da Caverna se encontra no início do livro VII de A República, de Platão, se baseia de forma precisa em uma imagem construída por Sócrates para explicar o processo pelo qual o indivíduo passa ao afastar-se do mundo do senso comum e da opinião em busca do saber e da visão do bem e da verdade. Esse é o percurso do indivíduo, liberta-se e adquirir a sabedoria, devendo retornar a caverna para cumprir o seu papel político-pedagógico, mostrando o caminho para os outros que ali permaneceram. O filósofo Platão considerava a sociedade de seu tempo ignorante e, por isso, formulou modelos para o ensino. Segundo Platão, o conhecimento é resultado da contemplação do mundo das Ideias pela alma. Nesse sentido, aprsenta-se como principal objetivo: compreender a relevância da contribuição da Filosofia Platônica no contexto da formação humana, visando uma educação dialógica e emancipadora. O caminho metodológico a ser percorrido, será via análise documental e pesquisa bibliográfica, dialogando com Freire e Luckesi, para formentar conexões que visam a educação como autônoma e dialógica.