Trabalhos de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Trabalhos de conclusão de curso de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Navegar
Navegando Trabalhos de Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 217
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aplicação da Lei 10.639/2003 na prática pedagógica em São Mateus (ES): o uso dos monumentos históricos como ferramentas didáticas no ensino da história e cultura afro-brasileira no ano de 2024(Universidade Federal do Espírito Santo, 2025) Meneguetti, Cintia Bento; Prado, Solange Faria; https://orcid.org/0000-0002-3767-7520; http://lattes.cnpq.br/3545263120039049Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da Lei no 10.639/2003 nas práticas pedagógicas no município de São Mateus (ES), com ênfase no uso dos monumentos históricos como ferramentas didáticas no ensino da história e cultura afro-brasileira. A pesquisa parte de uma experiência pessoal de ausência de conteúdos relacionados à temática afro durante a formação escolar da autora e busca compreender como essa abordagem tem ocorrido nas escolas da rede municipal. Foram realizadas entrevistas com docentes e observações de campo em espaços históricos locais. Os resultados revelam que a aplicação da lei ainda é superficial e concentrada em datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra. Também foi identificada a subutilização de patrimônios históricos afrodescendentes como recursos pedagógicos. Conclui-se que há necessidade de ações mais estruturadas, tanto por parte das escolas quanto dos órgãos públicos, para garantir a efetiva valorização da história e cultura afro-brasileira no cotidiano escolar.
- ItemA Batalha de Cricaré na Capitania do Espírito Santo e o genocídio indígena (1557)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rufino, Penha Mara Mateus de Oliveira; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143Este estudo visa analisar profundamente o genocídio indígena em 1557, conhecido como Batalha do Cricaré, em São Mateus, Espírito Santo. Este evento marcou o primeiro grande confronto entre colonizadores portugueses e povos indígenas, resultando em uma divisão devastadora das populações locais. O massacre não foi apenas um confronto armado, mas também uma marca da imposição cultural europeia sobre as populações nativas, iniciando um longo processo de devastação cultural e física. O estudo também destaca a luta contínua contra os conflitos contemporâneos que ainda ameaçam a existência e a cultura das tribos indígenas remanescentes no Brasil. O estudo pretende não apenas registrar um evento crucial na história do Espírito Santo, mas também enfatizar a importância da luta contra as forças opressivas.
- ItemA conquista do voto femenino no Brasil: Uma luta protagonizada por mulheres(1889-1934).(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Pizetta, Fernanda Aparecida; Alves, Amanda Palomo; https://orcid.org/0000-0003-4607-8041; http://lattes.cnpq.br/2267421998231295O objetivo desta monografia é apresentar um estudo sobre como se deu a mobilização das mulheres ao longo da Primeira República no Brasil, para aconquista do direito ao voto, a partir da promulgação do Código Eleitoral de 1932.Para tanto, buscou-se entendimento sobre o conceito de democracia, como se deu aconquista pelo sufrágio feminino no Brasil e como as próprias mulheres buscavam participação política. Além disso, coube apresentar uma análise da obra de Joaquim Francisco de Assis Brasil e como está a situação da mulher na política na atualidade. A metodologia utilizada na pesquisa corresponde à revisão bibliográficae análise de fontes, com destaque para a tese de Mônica Karawejczyk (2013), o livrode Joaquim Francisco de Assis Brasil (1895) e a obra de Teresa Cristina de Novaes Marques (2019). Assim, constatou-se que as mulheres desempenharam papel fundamental na conquista pelo direito ao voto, indispensável em uma democracia,mas infelizmente a representatividade feminina na política ainda é baixa.
- ItemA Contradição Freireana em Pedagogia do Oprimido Análise crítica do verbete proposto pelo Dicionário Paulo Freire(Universidade Federal do Espírito Santo, 2025) Sarnaglia, Pietro Vieira; Bazzan, Marco Rampazzo ; https://orcid.org/0000-0003-1194-8289; http://lattes.cnpq.br/1141684502513379Este trabalho se propõe a analisar e debater o conceito de contradição nos escritos de Paulo Freire, especialmente naqueles elaborados entre os anos de 1965 e 1970. Para isso, consideraremos, inicialmente a obra Pedagogia do oprimido, da qual extrairemos todos trechos em que a expressão contradição aparece de forma explícita, para, então, estudarmos a definição sugerida pelo Dicionário Paulo Freire para o respectivo verbete, cuja autoria é de Luiz Gilberto Kronbauer. Importa-nos identificar as influências que emprestam significado e sugerem função ao termo contradição ao longo das respectivas passagens. Após analisarmos aquelas que entendemos ser as principais influências consideradas por Freire, concentraremos o nosso olhar de modo mais aprofundado na filosofia Louis Althusser para investigarmos o conceito de contradição conforme apresentado pelo filósofo francês e buscaremos, então, relacionar o conteúdo significativo do igual termo na proposta do filósofo brasileiro. Nossa hipótese é a de que o conceito de contradição em Paulo Freire foi significativamente influenciado por autores como Hegel e Kosik, além da própria filosofia althusseriana e que tal influência não está devidamente refletida pela definição vernacular anteriormente citada.
- ItemÀ deriva do pensamento biogeográfico: navegando entre os conceitos Lebensraum (Ratzel) e Umwelt (Uexküll)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2021) Duarte, Luiz Otávio Martins; Scarim, Paulo César; https://orcid.org/0000-0003-2585-6414; http://lattes.cnpq.br/6089464259803666À deriva do pensamento biogeográfico: navegando entre os conceitos Lebensraum (Ratzel) e Umwelt (Uexküll) é o resultado de uma pesquisa que percorreu pelas teorias naturalistas nascidas no século XIX. Especificamente, vamos ao encontro do geógrafo Friedrich Ratzel e do biólogo Jakob Von Uexküll para explorar as possibilidades que estes dão às relações entre a vida e o espaço. No primeiro capítulo é apresentado brevemente o contexto histórico a qual Ratzel estava inserido com foco em suas concepções teóricas sobre a Biogeografia e a “Escola Naturalista”, principalmente o conceito de Lebensraum: o Espaço Vital. No segundo capítulo, Uexküll tem seu conceito de Umwelt , ou mundo-próprio , analisado através dos elementos espaciais que compõem essa noção de ambiente. No terceiro capítulo, um diálogo entre os autores possibilita refletir sobre os possíveis encontros e desencontros conceituais presentes nestas teorias. No decorrer do texto, são utilizadas algumas analogias e metáforas ligadas aos próprios conceitos naturalistas, aos termos utilizados pelos autores, além de outras expressões populares que aparecem nos títulos e na escrita, visando contribuir esteticamente para o entendimento da multiplicidade dos significados possíveis a essas obras. Para você que deseja navegar por esse mar de teorias; vista seu colete salva-vidas; mas espero que não precise boiar. Tenha em mente que as correntes de pensamento podem mudar repentinamente. Além de provavelmente causar em quem lê pequenas doses de desorientação espacial, movimento que por si só é incapaz de alterar nossos sentidos de percepção biológicos, mas que, carrega o potencial de deslocar a visão antropocêntrica da natureza, assim como o vento que impulsiona o barco por águas desconhecidas.
- ItemA dimensão filosófica da educação libertadora de Paulo Freire (1965-1970)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2025) Cardoso, João Carlos; Bazzan, Marco Rampazzo ; https://orcid.org/0000-0003-1194-8289; http://lattes.cnpq.br/1141684502513379Esta monografia investiga a dimensão filosófica da educação libertadora de Paulo Freire entre os anos de 1965 e 1970, com especial atenção ao segundo capítulo da obra Pedagogia do Oprimido. A partir da crítica à educação bancária — caracterizada pela transmissão passiva de conteúdos e pela negação do diálogo , o estudo destaca a proposta freiriana de uma educação problematizadora, pautada na dialogicidade, na práxis e na humanização. Com base em uma abordagem filosófica, política e crítica, a pesquisa busca compreender a relação entre a prática pedagógica e a formação da consciência crítica, articulando a filosofia da linguagem, a ação educativa e o compromisso ético com a transformação social. A fundamentação teórica é composta pelas principais obras de Paulo Freire, como Pedagogia do Oprimido (1980), Educação como Prática da Liberdade (1974), Extensão ou Comunicação? (1988), A Importância do Ato de Ler (1989), Ação Cultural para a Liberdade (1977) e Pedagogia da Esperança (1992), além do diálogo com pensadores como Jean-Paul Sartre, Erich Fromm, Francis Ponge e Álvaro Vieira Pinto entre outros. Esses autores contribuem para aprofundar os conceitos de consciência, linguagem, reificação, necrofilia, biofilia, ação cultural e práxis. O estudo mostra que a pedagogia freiriana, longe de ser apenas um método, constitui uma teoria filosófica e ética de educação. A dimensão humanista presente em sua proposta se opõe aos modelos tecnicistas e empreendedores que objetificam o educando. Freire defende uma educação enraizada na realidade histórica e cultural dos sujeitos, voltada para a autonomia, a criatividade e a emancipação política. A educação libertadora, por meio da conscientização, busca superar estruturas opressoras e promover a democratização real da sociedade. A análise destaca, ainda, a relevância do exílio de Freire no Chile, onde pôde amadurecer suas ideias, expandindo seu pensamento para além do contexto brasileiro. Essa vivência o conduziu à elaboração de uma pedagogia comprometida com a libertação dos povos latino-americanos, reforçando o papel transformador da educação diante das heranças coloniais e autoritárias da região. Por fim, o trabalho conclui que a proposta freiriana representa uma alternativa ética, filosófica e política à educação tradicional, reafirmando o papel do educador como facilitador do diálogo e da reflexão crítica, e do educando como sujeito ativo da aprendizagem. A educação libertadora, enquanto projeto filosófico, revela-se uma via possível para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e democrática.
- ItemA dinâmica do espaço urbano: um estudo sobre o bairro Parque Residencial Laranjeiras, Serra -ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2007) Gonçalves, Thalismar Matias; Campos Jr, Carlos Teixeira de; https://orcid.org/0009-0001-4781-2650; http://lattes.cnpq.br/1824084960858825Esta pesquisa objetiva contribuir, em um contexto geral, com a compreensão da dinâmica atual do espaço urbano de Serra. Nesse sentido, a investigação voltou-se para o bairro Parque Residencial Laranjeiras, Serra-ES. Esse bairro originou-se de um conjunto habitacional do INOCOOP-ES, em 1978, e constitui-se, atualmente, em um dos lugares da RMGV que concentram, de forma significativa, atividades terciárias, o que o caracteriza como um subcentro terciário. Deste modo, procurou-se entender o processo de transformação de Laranjeiras no decorrer do tempo, no que tange as suas formas e a sua função no espaço urbano de Serra. Para tanto, recorreu-se a análise da produção do espaço urbano de Serra, contextualizando com o espaço metropolitano de Vitória, por meio de bibliografias, dados estatísticos e materiais cartográficos. Além disso, utilizou-se dados primários a partir de pesquisa de campo. Tal análise foi subsidiada por uma concepção de espaço urbano enquanto produto histórico e social. Com isso, pôde-se constatar que a emergência de Laranjeiras como subcentro terciário está associada, em um primeiro momento, a acessibilidade diferenciada que esse bairro ganhou no inicio da década de 90, em função de intervenções do poder público na malha viária de Serra e na estruturação do transporte público metropolitano (Sistema Transcol). No transcorrer dos anos, as atividades terciárias sofreram uma expansão qualitativa e quantitativa em Laranjeiras, especialmente, após 2000, tornando esse lugar cada vez mais atrativo para o capital comercial (varejista) e imobiliário. Esse último, recentemente, vem se manifestando, de forma marcante, no entorno do bairro em questão, evidenciando desdobramentos do processo em tela.
- ItemA ditadura militar brasileira e o impacto no ensino de História: um balanço historiográfico (2014-2024)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rosa, Cristiani da Conceição Dias; Alves, Amanda Palomo; https://orcid.org/0000-0003-4607-8041; http://lattes.cnpq.br/2267421998231295O objetivo principal deste trabalho é compreender qual a influência da Ditadura Militar de 1964 no ensino de História do Brasil. Para cumprir tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e outros trabalhos, publicados entre 2014 e 2024, e que permitiram aprofundar o contexto histórico da ditadura militar brasileira e sua relação com o ensino de História. Paulo Freire (1987) traz reflexões relevantes ao abordar os conceitos relacionados ao opressor e oprimido, sobretudo em sua obra “Pedagogia do Oprimido”. A pesquisa traz também considerações relevantes sobre o livro didático e buscou o entendimento das transformações ocorridas com a ditadura militar brasileira no âmbito da Educação, mais especificamente no Ensino de História no Brasil. A pesquisa revela que a ditadura militar brasileira afetou todos os setores da sociedade e com a Educação foi mais profundo, pois é onde os ideais passam a reverberar com mais ênfase os interesses e regras do sistema autoritário. O ensino de História tem suas características enfraquecidas, pois os professores, no período ditatorial, viram a disciplina submeter-se à ditadura, que não permitiu que fosse disseminado pensamento crítico, principalmente, que discordasse do governo. Assim, percebe-se o quanto é pertinente para o curso de História o conhecimento sobre os acontecimentos do período da ditadura militar, por se tratar de um período cujo os reflexos são sentido até hoje, em nossa sociedade.
- ItemA diversidade cultural no âmbito escolar: um olhar para o ensino de História e cultura afro-brasileira(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Aline Conceição dos; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805O Brasil, é um país formado por uma grande diversidade cultural formado por diversos povos, africanos, europeus e indígenas, cada um com seus costumes, valores e crenças, uma mistura de diferentes culturas. Embora, a escola seja um ambiente propicio para se trabalhar com a diversidade cultural, o que se tem visto no ambiente escolar, é a grande dificuldade dos professores em integrar essas diversidades em suas práticas pedagógicas. Desta maneira, a escola deve assumir o papel de intermediador, para o estudo e conhecimento das culturas existentes no âmbito escolar, através de práticas pedagógicas significativas. Assim, este estudo objetiva analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, como a diversidade cultural deve ser trabalhada nas escola de ensino findamental, com ênfase na cultura afro-brasileira. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que teve como base, pesquisas de fontes secundárias realizadas sobre a temática desta estudo. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se a revisão de literatura, construindo uma análise descritiva das produções encontradas. Como resultados, a pesquisa apontou que a valorização da diversidade cultural, especialmente da cultura afro-brasileira, ainda é um desafio no ensino fundamental. Para que a escola cumpra seu papel como espaço de inclusão e transformação social, é fundamental o compromisso de todos os envolvidos no processo educacional, desde gestores até professores, passando por alunos e suas famílias. Apenas por meio de ações coletivas e estruturadas será possível superar os obstáculos existentes e garantir uma educação que respeite e valorize a pluralidade cultural presente na sociedade brasileira.
- ItemA educação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade: Desafios da população na cidade de Vila Velha/ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Gonçalves, Lucineia; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A Educação de Jovens e Adultos - EJA é um desafio que faz parte do cotidiano de muitas escolas brasileiras, pois registra-se a grande dificuldade do aluno se manter nela, principalmente uma população em vulnerabilidade social, como a que vive em situação de rua. Como as políticas públicas podem tornar mais acessível a educação que deve ser igualmente para todos, fora desses espaços? Essa questão vem associada às demandas históricas da política educacional no Brasil e para tanto buscou-se descrever os processos pelos quais a Educação de Jovens e Adultos ocorreram. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as políticas públicas criadas para atender a essa população para que esta tenha acesso à educação dentro e fora dos espaços onde normalmente frequentam, relacionando os desafios institucionais e políticos ao desenvolvimento e implementação de programas de EJA eficazes. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada diretamente com a população em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social e com profissionais que trabalham ou trabalharam com a população de rua, nos espaços onde frequentam e no entorno.
- ItemA evolução da participação feminina nos assuntos sociais e políticos brasileiros: uma análise histórica da ditadura cívico-militar à contemporaneidade(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Prá, Débora da Costa Archanjo de; Alves, Amanda Palomo; https://orcid.org/0000-0003-4607-8041; http://lattes.cnpq.br/2267421998231295Um grande número de mulheres que sobreviveram à ditadura militar sofreram psicológica e socialmente. O trauma e a estigmatização levaram à marginalização. Os esforços para reconhecer e preservar a contribuição das mulheres na resistência à ditadura militar são importantes porque nos permitem honrar a sua memória, bem como ensinar às gerações futuras sobre o que estas mulheres tiveram que passar, sobre os seus sacrifícios e lutas. Ao reconhecer o papel desempenhado pelas mulheres brasileiras ao longo da história, a sociedade pode abrir caminho para um futuro mais justo – onde os direitos femininos sejam venerados e garantidos tendo em mente a paridade e a inclusão. Um grande número de mulheres que sobreviveram à ditadura sofre profundas consequências psicológicas e sociais. É, portanto, muito importante realizar esforços que preservem e celebrem o papel das mulheres na resistência à ditadura, porque tais esforços garantem a honra do seu legado e ajudam a educar as gerações futuras sobre os sacrifícios, bem como as lutas feitas por essas mulheres. Ao identificar e elevar as vozes femininas na narrativa histórica do Brasil, a sociedade pode lutar por um futuro inclusivo e justo – onde os direitos das mulheres sejam protegidos com paridade – em relação aos outros membros da sociedade. Os desafios enfrentados pelas mulheres na esfera política transcenderam períodos históricos, persistindo desde a era da Ditadura Cívico-Militar até ao período contemporâneo, com questões contínuas de assédio, ataques e violência baseada no gênero lançando sombras sobre os seus esforços políticos. O presente pré-projeto de pesquisa analisa a trajetória histórica do envolvimento das mulheres nas esferas sociais e políticas no Brasil, que, através de um estudo qualitativo e quantitativo realizado por meio de pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, sites, livros e rica doutrina histórica a este respeito, revela uma luta persistente por representação equitativa e participação ativa.
- ItemA expressão da cor: o mapa e o daltonismo(Universidade Federal do Espírito Santo, 2016) Tonini, André Erler; Girardi, Gisele; https://orcid.org/0000-0002-1749-6773; http://lattes.cnpq.br/6401645083624025O presente trabalho se propôs a pensar na problemática entre a relação da característica daltonismo e a prática cartográfica. Tendo para isso, estudado a Semiologia Gráfica que fez surgir reflexões em relação à importância que as variáveis visuais possuem na criação de mapas, dando ênfase para variável visual cor, que assume signos relacionados à percepção visual do ambiente, e esses signos podem ser graficamente representados nos mapas. É no contexto da dificuldade de interpretação das cores nos mapas que a característica daltonismo se manifesta como um empecilho na aquisição da totalidade das informações que podem ser apresentadas. Assim, foi feito uma abordagem cartográfica pelo próprio autor que possui a característica daltonismo na qual se buscou encontrar mapas onde o jogo de cores escolhidos dificultavam ou não a aquisição das informações. Os resultados foram descritos a fim de possibilitarem uma sistematização de ideias que descrevessem a problemática central deste trabalho, além de estabelecer metodologias que tentem contornar a questão, trazendo sugestões que possam ser acessadas por um possível produtor de mapas.
- ItemA extensão universitária na formação docente e na prática escolar: o caso do “Demografia UFES”(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Ribeiro, Jhonatan Telles; Dota, Ednelson Mariano; https://orcid.org/0000-0002-8726-0424; http://lattes.cnpq.br/9655853731005120Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do projeto de extensão "Demografia UFES" para a atuação dos professores em sala de aula e para a formação docente do extensionista envolvido. Utilizando uma abordagem metodológica que combina métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa busca analisar os impactos do projeto, identificar possíveis modificações e sugestões de aprimoramento, além de promover uma maior proximidade entre a iniciativa e a educação básica e o ensino superior. A justificativa para este estudo reside na importância de compreender de que forma o projeto de extensão contribui para a atuação dos professores em sala de aula e para a formação docente do extensionista, visando o fortalecimento da formação dos extensionistas. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, aplicação de questionário e reflexão pessoal por um relato de experiência, proporcionando uma análise abrangente dos resultados obtidos. Os resultados esperados abrangem a compreensão dos impactos e da utilização do projeto de extensão, a identificação de boas práticas e desafios, bem como a elaboração de recomendações para aprimorar e expandir o projeto. Em síntese, este trabalho destaca a relevância dos projetos de extensão na formação docente e na atuação em sala de aula, enfatizando sua importância para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade.
- ItemA formação da Capitania do Espírito Santo sob a administração de Vasco Fernandes Coutinho (1535-1561)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Andréia Andreza dos; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143A presente pesquisa veio mostrar como a colonização do Espírito Santo enfrentou vários desafios que impactaram não apenas o desenvolvimento inicial da capitania, mas também as dinâmicas sociais, econômicas e culturais que persistem até hoje. Com foco na administração do primeiro donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, o trabalho abordará os vários desafios enfrentados para a efetiva colonização, como a resistência indígena, o isolamento geográfico, os conflitos internos e os fatores econômicos que impactaram na formação da capitania. Ao longo da pesquisa, será possível observar o quanto a formação inicial da capitania do Espírito Santo foi importante para moldar a futura trajetória do Estado do Espírito Santo. Analisando assim, o legado deixado por Vasco Fernandes Coutinho no desenvolvimento econômico, cultural e identidades capixabas. Dessa forma, os desafios enfrentados durante a colonização do Espírito Santo, moldaram não apenas a sua história, mas continuam a influenciar diversas questões sociais, econômicas e ambientais até hoje.
- ItemA formação histórica e geográfica do bairro Dom João Batista, Vila Velha/ES (1980-2016)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2018) Tagarro, Helena Amanda Faller; Zanotelli, Cláudio Luiz; https://orcid.org/0000-0002-2070-1109; http://lattes.cnpq.br/0578606908675706O presente trabalho busca apresentar a história do bairro Dom João Batista, em Vila Velha/ES, sob a perspectiva geográfica, bem como o processo de ocupação e as transformações ocorridas entre 1980 a 2016. Também se encontra neste trabalho um breve histórico da cidade, de modo que se possa compreender melhor a sua configuração política e econômica. Nota-se que Vila Velha esteve durante muitos anos com uma dinâmica diferente da capital, Vitória, no que diz respeito ao desenvolvimento urbano; porém, essa situação começa a mudar a partir dos meados do século XX, quando se deu início a um ciclo de transformações sociais, econômicas e políticas. Vila Velha nos anos de 1960 foi o município que mais recebeu migrantes com a crise cafeeira ocorrida no estado. A população, entre as décadas de 1960 a 2000, cresceu de maneira exponencial e a cidade não tinha uma estrutura que comportasse tal crescimento, acarretando, dentre outras coisas, o surgimento de favelas, ocupações e loteamentos irregulares em áreas de morros, alagados e manguezais. O objeto de estudo deste trabalho, o bairro Dom João Batista, faz parte dessas áreas ocupadas e é localizado em um manguezal. Assim, este trabalho faz uma abordagem acerca da formação de Dom João Batista, apontando suas condições habitacionais, infraestrutura urbana e implementação do Programa Habitar Brasil/BID nos anos 2000. Há também uma breve apresentação acerca deste programa que contribuiu muito na transformação urbana do bairro e na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
- ItemA Geografia dos Nomes: uma análise da classificação motivacional dos topônimos do Espírito Santo.(Universidade Federal do Espírito Santo, 2013) Santos, Victor Marcelino; Girardi, Gisele; https://orcid.org/0000-0002-1749-6773; http://lattes.cnpq.br/6401645083624025O presente estudo busca uma classificação e análise semântico-motivacional de um dos elementos inerentes à história da apropriação humana do espaço: os nomes geográficos, especificamente os topônimos. Os topônimos são objeto de estudo de diferentes frentes de pesquisa, e são considerados produtos da interrelação entre elementos da paisagem e da cultura humana. Estão vinculados intimamente à Geografia devido ao conceito de lugar, e possuem a dupla função de identificadores e significadores dos lugares. Neste sentido, foi feita a classificação das motivações toponímicas dos nomes da subcategoria denominada Nome Local, componente da categoria Localidades, presentes nas cartas topográficas do Estado do Espírito Santo, realizadas pelo IBGE por meio do projeto Carta do Brasil. A partir desta classificação, buscaram-se os subsídios para uma análise das relações espaço-temporais da constituição e apropriação do território do Espírito Santo com a espacialidade motivacional de seus topônios.
- ItemA geomorfologia e os depósitos minerais: uma relação intrínseca na Região de Sete Pedras, Goiabeira – MG(Universidade Federal do Espírito Santo, 2019) Silva, Marcos Cesar Luna da; Goulart, Antônio Celso de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3114481133639467O estudo da relação intrínseca entre a geomorfologia e depósitos minerais na Região de Sete Pedras, Goiabeira-MG, tem o objetivo de compreender como essa relação pode contribuir para a exploração mineral local. Depósitos minerais são associados a processos geológicos e geomorfológicos, que vão criar condições para que haja acumulação de substâncias úteis, determinando de acordo com a predominância do processo, o tipo de depósito a ser gerado. A concentração de substâncias úteis será fundamental na determinação da formação desses depósitos minerais, pois o elemento químico predominante em uma rocha vai caracterizar o tipo de depósito e sua qualidade estará associada ao ambiente de formação das rochas na mineralização do depósito. Essa mineralização dependerá de uma fonte que forneça a substância útil e de um local em que se possa haver uma deposição concentrada. A metodologia do trabalho consistiu em trabalhos de campo, através de caminhada, buscando informações de ocorrências minerais e rochas, uso de equipamentos eletrônicos de filmagem e fotografia, além de consultas de dados a fontes abertas. Posteriormente foram produzidos mapas e feitas interpretações dos dados coletados, gerando informações que mostraram a relação da geomorfologia com os depósitos minerais em Sete Pedras (MG). Os vários depósitos mineralizados no Estado de Minas Gerais são do Orógeno Araçuaí, caracterizado por ter jazidas e gemas, associados a existência de granitos em seu núcleo cristalino. Sete Pedras (MG), que apresenta possibilidades de formações de depósitos minerais em aluviões, está dentro da Província Pegmatítica Oriental do Brasil, conhecida como uma das maiores produtoras de minerais com qualidade gemológica.
- ItemA guerrados dos seis dias em Israel: A importância dessa guerra para a história comtemporânea de Israel(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rocha, Fernando Silva da; Prado, Solange Faria ; https://orcid.org/0000-0002-3767-7520; http://lattes.cnpq.br/3545263120039049A Guerra dos Seis Dias foi um marco divisório no moderno Israel. Depois de quase dois mil anos de diáspora, após uma tragédia registrada na Segunda Guerra Mundial, onde foram mortos seis milhões de judeus, a ONU, em sua Assembleia Geral Extraordinária, devolve a Israel o seu território e o direito de novamente existir como nação. Mas essa decisão atrai desdobramentos negativos em todo o mundo árabe, com investidas de nações hostis aos judeus, com o propósito de não permitir que a bandeira do Estado Moderno de Israel fosse hasteada. O presente trabalho apresenta os antecedentes históricos e bíblicos à guerra, os fatores e desdobramentos da guerra e a importância dessa guerra para a consolidação da moderna nação israelense. Também aborda a postura do Brasil ante aos desdobramentos da guerra dos seis dias.
- ItemA história da ferrovia Leopoldina e sua importância no processo de urbanização dos Municípios do Sul Capixaba(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Moreno, Joabis Barbosa; Alves, Amanda Palomo; https://orcid.org/0000-0003-4607-8041; http://lattes.cnpq.br/2267421998231295Este trabalho irá tratar das contribuições históricas da Estrada de Ferro Leopoldina Railway Company e sua importância no processo de desenvolvimento econômico, sociocultural e urbano dos municípios do sul capixaba. Mais especificamente, a pesquisa irá refletir e contextualizar todo processo de implementação e pioneirismo da Estrada de Ferro Caravelas que mais tarde compõe a Estrada de Ferro Leopoldina Railway Company. Um dos objetivos deste trabalho é resgatar a memória adormecida das Estradas de Ferro e suas Estações, destacando o quão importante, emblemático e significativo foram seus processos de implementação e ampliações, sobretudo no ramal/ trecho sul do Espírito Santo, partindo de Cachoeiro de Itapemirim, passando Alegre com destino à Espera Feliz/MG. Nossa pesquisa busca, a partir do uso da fotografia como importante fonte de estudo, analisar e refletir sobre a cultura local da época e suas implicações na história recente no sul capixaba. A partir dos estudos de Ferreira (2015) que em seu importante trabalho destaca o pioneirismo da Estrada de Ferro Caravelas na trajetória socioeconômica do Estado Espírito Santo, pudemos conhecer e compreender o contexto complexo de ideação e implementação das Estradas de Ferro. Não obstante, pelas leituras e reflexões realizadas dos textos de Canabarro “Fotografia e História: questões teóricas e metodológicas” (2015) e Mauad “Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces” (1996), apresentamos uma discussão sobre história oral e fotografias, ou seja, uma discussão metodológica a respeito do uso da fotografia como fonte histórica. Todavia, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, análise de fotografias antigas históricas, iremos estabelecer a relação entre fotografia e história contemporânea. Através de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender, interpretar e analisar significados, referenciais e subjetividades. Por fim, a partir destes documentos fotográficos, pudemos produzir conhecimento sobre os contextos socioculturais, as memórias, as mudanças políticas, econômicas e sociais dos períodos e processos estudados. Assim, muitas das diversidades socioculturais em diferentes cidades foram contempladas e compreendidas.
- ItemA história das mulheres no período da ditadura no Brasil.(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Oliveira, Luciene Armindo de; Prado, Solange Faria; https://orcid.org/0000-0002-3767-7520; http://lattes.cnpq.br/3545263120039049O presente trabalho trata sobre o tema a História das mulheres no período da ditadura militar no Brasil, devido a importância na historiografia sobre a evolução feminina, na luta pela igualdade de gênero e para participar de todas as esferas da sociedade brasileira. Nesse sentido o trabalho foi desenvolvimento com intuito de analisar como se deu o processo de luta e resistência da mulher durante o período da ditadura que foi de 1964-1985 e o legado deixado por essas mulheres, visto que o período foi o período que a mulher mais se destacou, uma fase que ela se desenvolveu, deixando de lado o patriarcado e despertando para uma vida de direitos políticos, econômicos, culturais e sociais. Para a redação do mesmo, foram feitas pesquisas em diversos artigos, teses e obras que retratam a atuação das mulheres nos movimentos feministas, as mulheres guerrilheiras e sobre as torturas sofridas durante a ditadura. As pesquisas realizadas em fontes historiográficas sobre o contexto de luta das mulheres que buscavam a igualdade de gênero e por ocupar um espaço na política, na economia e na sociedade. Além disso, são citados nomes de mulheres que se envolveram nas lutas de resistência e luta contra o governo militar e pela restauração da democracia brasileira.