Livros Digitais
URI Permanente desta comunidade
Nesta comunidade encontram-se todas os livros digitais "ebooks" (e-livros) publicados ou adquiridos pela Universidade Federal do Espirito Santo que foram depositadas no repositório
Navegar
Navegando Livros Digitais por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 269
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProcessamento de produtos cárneos : aspectos gerais, tecnologia e segurança(Edufes, 2023) Roberto, Consuelo Domenici; Valente, Maria Emília RodriguesO Livro “Processamento de produtos cárneos: Aspectos gerais, tecnologias tradicionais de processamento e segurança de carnes e derivados” é resultado de uma coletânea de trabalhos de diversos autores, pesquisadores e cientistas da área de Ciência e Tecnologia da Carne. A partir de uma ampla revisão da literatura técnica e científica, aborda assuntos relacionados ao processamento de produtos cárneos incluindo conhecimentos importantes para o entendimento das técnicas aplicadas, visando a conservação, qualidade e segurança da carne e produtos cárneos. Na parte 1 são abordados tópicos sobre aspectos gerais do processamento de produtos cárneos incluindo composição química da carne e ingredientes e aditivos alimentares usualmente utilizados em formulações de produtos cárneos e suas funções. Na parte 2 são abordados tópicos gerais sobre tecnologias tradicionais para processamento de produtos cárneos incluindo salga, cura, defumação, produtos cárneos de massa fina e cozimento. Na parte 3 são descritos alguns métodos aplicados no processamento de produtos cárneos mais tradicionais como hambúrguer, carne salgada, presunto cozido, bacon, salsicha e embutidos defumados para exemplificar as tecnologias apresentadas anteriormente na parte 2. Aspectos relacionados à legislação, ingredientes e insumos e etapas do processo também são abordados, bem como a aplicação dos conhecimentos abordados anteriormente na parte 1. Na parte 4 são abordados tópicos sobre programas de autocontrole e segurança de carnes e produtos cárneos, abrangendo microbiologia; perigos químicos, físicos e microbiológicos; princípios básicos de higiene de alimentos incluindo os programas boas práticas de fabricação e procedimentos operacionais padronizados; e ferramentas para garantia da segurança incluindo sistema APPCC e análise de riscos.
- ItemHistória da literatura do Espírito Santo - Parte 3: Prosa e poesia contemporâneas, literatura infantil e juvenil, publicações e associações literárias(Edufes, 2023) Neves, Reinaldo Santos; Sodré, Paulo RobertoEsse projeto arrojado, contudo, ficou na minuta datilografada e conservada em três pastas, felizmente doada à Biblioteca Central da Ufes, registrada em 1992 no setor de Coleções Especiais e inserida na coleção interna “Espírito Santo”4 com a chamada número 869,0 (81) (091) H 673. Três partes compõem o datiloscrito, cujo conteúdo pretendemos aqui apenas disponibilizar gratuitamente para estudantes de graduação e de pós-graduação e para outros/as interessados/as em fonte de pesquisa sobre a literatura aqui produzida. O propósito de analisar o documento criti camente ficará, assim esperamos, a cargo de futuros/as pesquisadores/as do assunto. Por fim, a Parte 310 procura rastrear a produção literária brasileira do Espírito Santo contempo rânea (isto é, até os anos 1980). Seis estudos compõem as subpartes desse volume: “A prosa de ficção contemporânea: o romance” e “A prosa de ficção contemporânea: o conto” são assinados por Fran cisco Aurelio Ribeiro11. “Os anos 70 e 80: a poesia” tem autoria de Deny Gomes12. Ribeiro assina tam bém “A literatura infanto-juvenil”. Renato Pacheco (in memoriam) produziu “As publicações literárias (ou quase)” e “As associações literárias e outras manifestações grupais relacionadas com a literatura”.
- ItemParâmetros de sustentabilidade para edifícios e cidade(Editora Universitária - Edufes, 2023) Rodrigues, Edna Aparecida NicoEste livro reuniu os principais parâmetros relacionados à sustentabilidade ambiente construído. O livro foi dividido em 5 seções: desempenho térmico e lumínico, eficiência energética e urbano. No desempenho térmico aborda-se a questão da habitação de interesse social, no conforto e na sustentabilidade dos materiais, capítulos 1 e 4. Foram abordados no caps. 2 e 3 a importância da envoltória para o alcance do conforto e da eficiência energética. Sabe-se que a ventilação, para cidades de clima tropical, é um importante elemento do conforto (caps. 8), cujo aproveitamento está relacionado aos elementos arquitetônicos, como a adoção de varandas (caps. 6) e de janelas (caps. 7). Ainda no aspecto térmico, um tema emergente refere-se às mudanças climáticas (caps. 5). A iluminação é um elemento que interfere em várias esferas, como no conforto, na demanda energética e na composição e percepção da paisagem, foram abordados temas com elementos que interferem na oferta de iluminação nos ambientes internos (caps. 14) e na paisagem noturna em sitio histórico (caps. 9), no ambiente interno, com análises de algumas soluções arquitetônicas, como poço de iluminação (caps. 10); aberturas zenitais e laterais (caps. 11), balcões refletores (caps.12); e prateleiras de luz (caps. 13). Embora a eficiência energética seja um elemento transversal de análise do conforto e da sustentabilidade, estudou-se uma metodologia simplificada para a análise de viabilidade no uso do potencial solar, o caps. 15. Buscou-se também uma investigação do potencial de edifícios autossuficientes energeticamente (caps. 16) como para a influência do elemento janela no consumo energético (caps. 18 e 19). O livro se encerra com uma abordagem urbana, cujo enfoque para a questão da mobilidade não motorizada (caps. 20), fundamental para o alcance de cidades mais sustentáveis.
- ItemHistória da literatura do Espírito Santo - Parte 1: Brasilogia, barroquismo, romantismo(Edufes, 2023) Neves, Reinaldo Santos; Sodré, Paulo RobertoO projeto foi desenvolvido a partir da produção de ensaios individuais, acerca de contextos, obras e autores/as da literatura brasileira situada no Espírito Santo, estudos que convergem para a perspectiva ao mesmo tempo histórico-literária e crítica. Esse projeto arrojado, contudo, ficou na minuta datilografada e conservada em três pastas, felizmente doada à Biblioteca Central da Ufes, registrada em 1992 no setor de Coleções Especiais e inserida na coleção interna “Espírito Santo” com a chamada número 869,0 (81) (091) H 673. Três partes compõem o datiloscrito, cujo conteúdo pretendemos aqui apenas disponibilizar gratuitamente para estudantes de graduação e de pós-graduação e para outros/as interessados/as em fonte de pesquisa sobre a literatura aqui produzida. O propósito de analisar o documento criticamente ficará, assim esperamos, a cargo de futuros/as pesquisadores/as do assunto. A Parte 1 é dividida em três subpartes, todas assinadas por Oscar Gama Filho : “Brasilogia”, “Barroquismo” e “Romantismo”, estudos que propiciam um conhecimento e uma análise das condições históricas e sociais em que se desenvolveram as letras brasileiras e locais sob a colonização portuguesa. A primeira subparte, “Brasilogia”, se divide em três tópicos: “Tratado da Razão do Brasil”; “Fenomenologia do Brasil” e “O Estado sem povo”. A segunda, “Barroquismo”, é desenvolvida por meio de dois tópicos: “Igreja, Estado e cultura” e “Pré-Barroco e Barroco”. A terceira e última, “Romantismo”, discute esse período em três tópicos: “Romantismo: princípios e fins”, “Pré-Romantismo” e “Romantismo”.
- ItemAlices e Amálias : processos formativos no trabalho com a política pública de assistência social(Edufes, 2023) Pereira, Júlia Flávia Gomes; Silva, Abigail Marinho da; Tavares, Gilead MarcheziO livro é um convite, a partir de duas dissertações de mestrado, a uma abertura para a inspiração e composições que permeiam encontros da Política de Assistência Social com uma psicologia. As propostas, objetivos e trajetos estão sempre a serem delineados, estão sempre por ser inventados. Cada capítulo se desdobra em inúmeras questões. A partir de uma postura de infância, tomada como forças em tensão permanente, as autoras indicam uma força provocadora de efeitos de criação, mas, também, de recusas e fugas de práticas inúmeras no âmbito da lógica capitalística moderna. O livro se propõe a pensar um campo de forças que se afirma ao resistir criando possíveis e imprevisíveis trajetos. Um devir-criança que produz desvios das subserviências e sujeições que buscam nos deixar reféns de uma lógica que muitas vezes nos faz reagir, tentando limitar nossa potência ativa como viventes. A obra nos propõe outra coisa: uma micropolítica ativa que nos lança à criação de possíveis. Uma micropolítica que, a partir das forças intensivas que nos atravessam, pode desencadear ações que engendram modos outros de vida, distintos daqueles que nos isolam e nos fazem reativos e ressentidos. Alices e Amálias: processos formativos no trabalho com a Política Pública de Assistência Social é uma recusa às diferentes formas de homogeneização e de silenciamento de processos de singularização, de forma que no delineamento da escrita emerge uma força interventiva que nos arranca de lugares confortáveis que muitas vezes ocupamos no mundo acadêmico.
- ItemHistória da literatura do Espírito Santo - Parte 2: sátira, modernismo, poesia, ficção, crônica(Edufes, 2023) Sodré, Paulo Roberto; Neves, Reinaldo SantosEsse projeto arrojado, contudo, ficou na minuta datilografada e conservada em três pastas, felizmente doada à Biblioteca Central da Ufes, registrada em 1992 no setor de Coleções Especiais e inserida na coleção interna “Espírito Santo” com a chamada número 869,0 (81) (091) H 673. Três partes compõem o datiloscrito, cujo conteúdo pretendemos aqui apenas disponibilizar gratuitamente para estudantes de graduação e de pós-graduação e para outros/as interessados/as em fonte de pesquisa sobre a literatura aqui produzida. O propósito de analisar o documento criti camente ficará, assim esperamos, a cargo de futuros/as pesquisadores/as do assunto. Composta por seis subpartes, a Parte 2 expõe uma análise da literatura espírito-santense da primeira metade do século XX. Oscar Gama Filho contextualiza as primeiras décadas do Nove centos na “Introdução”. Luiz Busatto7 observa, na primeira subparte, a sátira em prosa e verso. Na segunda, ele historia e investiga a recepção no Espírito Santo da Semana de 22, em “O Modernismo antropofágico”8. A terceira subparte, “Muito soneto e algum verso livre: 1930/50”, também de Busatto, aborda a poesia predominantemente acadêmica desse período. Renato Pacheco9 (in memoriam) observa a narrativa ficcional, em “A ficção: 1930/60”, e a crônica, em “Os cronistas”.
- ItemEstudos em ciência da informação(Editora Universitária - Edufes, 2023) Rosa da Penha Ferreira da Costa; Lucileide Andrade de Lima do NascimentoA obra Estudos em Ciência da Informação foi organizada com o objetivo de divulgar a produção acadêmica do PPGCI/UFES e reflete também o interesse do Programa em documentar parte da literatura resultante de pesquisa nos anos iniciais de sua trajetória. Com onze capítulos foi organizada a partir de quatro temáticas ou partes aglutinadoras: estudos em contextos arquivísticos, estudos sobre organização, difusão e recuperação da informação e do conhecimento, estudos sobre mediação cultural e da informação e estudos sobre competência em informação. Este volume compõe a Coleção Pesquisa Ufes publicada com financiamento e parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG/UFES) e a Editora da Ufes (Edufes).
- ItemSaúde coletiva : temas emergentes e análises transdisciplinares(Editora Universitária - Edufes, 2023) Sodré, Francis; Andrade, Maria Angélica Carvalho; Roccon, Pablo CardozoA Saúde Coletiva, como movimento histórico-político e epistêmico brasileiro, se caracteriza por sua articulação de diversos campos, saberes e práticas sob perspectiva transdisciplinar. Subdividida hegemonicamente em três grandes áreas – Epidemiologia e Serviços de Saúde, Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde e, Ciências Humanas e Sociais em Saúde, a Saúde Coletiva traz ao centro dos múltiplos olhares e análises do direito a saúde e a defesa de um Sistema de Saúde público, universal, integral e equânime para os diferentes povos que constroem o Brasil. Nesta articulação de saberes e práticas, emergem cotidianamente debates insurgentes que convocam a Saúde Coletiva como campo epistemológico, teórico e metodológico a se desafiar e reinventar-se na produção do conhecimento conciliado com as determinações sociais, históricas, políticas e culturais das necessidades em saúde. Assumindo este desafio que a obra que apresentamos “Saúde Coletiva: Temas Emergentes e Análises Transdisciplinares” se insere, reunindo pesquisadores e pesquisadoras de diferentes regiões e realidades brasileira, convocados a pensar e problematizar uma diversidade de temas atuais e necessários para avançar com a Saúde Coletiva nas produções científicas e, com a saúde pública como direito e dever do Estado brasileiro, nos cotidianos do Sistema Único de Saúde.
- ItemTemas de pesquisa em psicologia e saúde(2023) Avellar, Luziane Zacché; Iglesias, Alexandra; Ribeiro Neto, Pedro MachadoA obra Temas de Pesquisa Em Psicologia e Saúde reúne pesquisas no âmbito da Psicologia e Saúde, área relativamente recente no Brasil. Tem como eixo orientador a temática da Promoção à Saúde, a qual transcende o setor saúde, de modo a afirmar-se como um dispositivo de transformação social, uma vez que a saúde requer um entrecruzamento de saberes e vivências, envolvendo o compartilhamento de responsabilidades sociais e incluindo os sujeitos como participantes ativos deste processo. Assim, entende-se que a Promoção à Saúde pode atuar no sentido de politização do cotidiano, o que significa favorecer a construção de espaços em que as diferentes formas de se ver o mundo e os sujeitos possam ser transformados, dialogados rumo à invenção ininterrupta de si e do mundo. Desse eixo principal derivam as temáticas tratadas nos capítulos: reflexões teórico-metodológicas, os diferentes contextos de intervenção e pesquisa, dispositivos que possam sustentar praticas comprometidas com uma concepção ampliada e humanizada de cuidado e atenção em saúde com diferentes atores, com vistas a aprimorar ações de saúde em diferentes contextos, fazendo valer os princípios do SUS.
- ItemPaisagens colonizadas na América Latina(Edufes, 2024) Souza, João Wesley de (Org.)Centrado no tema do processo de colonização que envolve as matrizes ibéricas e a América latina, no que diz respeito ao transito de espécies nativas entre Europa, suas colônias e o novo mundo, este escrito busca estudar a paisagem urbana em alguns países da América, onde as arvores nativas foram substituídas por espécies oriundas das matrizes colonizadoras e também trazidas de outras colônias. Tal esforço de investigação e texto objetiva a construção de um diagnóstico descentralizado através do olhar de artistas pesquisadores, um caleidoscópico com múltiplos entendimentos sobre esta problemática, visando sustentar futuramente, novas proposições de projeto para parques e jardins que possam em tese, escapar dos modelos eurocêntricos levados a cabo durante o processo de colonização. Para responder a amplitude deste desafio, contamos com colaboradores situados no Brasil, México, Chile, Colômbia e Espanha. Neste sentido buscaremos apresentar a “diferença como principio”, posto que as distintas paisagens em questão, como construções culturais que são, estariam ligadas aos modos exclusivos de recepção de cada sujeito-colaborador.
- ItemArte hacker : linguagens e materialidades da diferença tecnológica(Edufes, 2024) Hora, Daniel de Souza NevesEste livro trata da constituição de uma teoria da artemídia amparada pela estética e a filosofia contemporânea da diferença. Com essa fundamentação, propomos conceitos relativos os aspectos sensoriais de produções artísticas orientadas pela livre exploração e a transgressão da tecnologia, conforme a chamada cultura hacker. Nosso objetivo é contribuir para uma teoria crítica capaz de lidar efetivamente com as influências da tecnologia informacional sobre a qualidade fenomênica e política do que se considera artístico, em conexão com as controvérsias em torno da ação hacker. Para isso, assumimos que hackear é produzir diferença, conforme McKenzie Wark. Em retrospectiva, revisamos então os paradigmas da heterologia de Jacques Derrida e de Gilles Deleuze. Compomos assim um sistema de análise em que a desconstrução da linguagem derridadiana se conjuga com o empirismo transcendental deleuziano. Esse sistema é empregado no exame de um conjunto selecionado de trabalhos de arte (de nomes como Jodi, Eva & Franco Mattes, Lucas Bambozzi, Electronic Disturbance Theater e Critical Art Ensemble), além de sua respetiva documentação – textos, comentários e registros multimídia e demais informações agregadas à circulação em suportes físicos e virtuais. Submetemos esses dados a um processo de interpretação de linguagem e especulação materialista. Os resultados indicam a relevância da interação objetiva-subjetiva que é intrínseca à transdução entre o código computacional (software) e sua corporificação eletrônica (hardware). Essa situação se expressa em interceptações, pirataria, coletivismo, acidentalidade, transitoriedade territorial e práticas ativistas intermediárias entre linguagem e biopolítica.
- ItemPesquisas e estudos em gênero e sexualidade(Edufes, 2024) Guerra, Valeschka Martins; Camargo, Cynthia PerovanoA presente obra ‒ intitulada Pesquisas e estudos em gênero e sexualidade ‒ surgiu do encontro de diferentes olhares e abordagens acerca de aspectos diversos do gênero e da sexualidade humana. A centralidade destes na formação e vivência da nossa identidade, bem como sua expressão em nossos pensamentos, emoções e comportamentos, é de grande impacto sobre o bem-estar e a saúde mental de cada indivíduo. A temática da sexualidade atravessa a experiência humana, apesar de todas as limitações e tabus que a cercam. Abrir espaços para conversar sobre esse tema, ouvindo populações diversas sem preconceitos, pode colaborar para uma ampliação do nosso arcabouço teórico e prático como pessoas e profissionais, contribuindo para vivências mais saudáveis. Nesse sentido, esta obra é uma coletânea de estudos que utilizam diferentes abordagens teórico-metodológicas para contribuir na construção do conhecimento sobre a sexualidade humana e sua multiplicidade de dimensões. Para tanto, seus coau tores e coautoras irão apresentar e dialogar com temas como a identidade de gênero, a homoparentalidade, o bem-estar, fantasias sexuais, satisfação e culpa sexual, infidelidade, violência sexual e apoio social.
- ItemA longevidade de forma urbana(Edufes, 2024) Botechia, Flavia RibeiroEste fragmento da tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, insere-se no campo teórico da morfologia urbana, o qual considera a cidade como um objeto passível de ser estudado, no tempo, a partir de sua forma física ordinária. Com isso, faz uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, o objeto da tese é o processo morfológico de estagnação do traçado urbano, trabalhando com a hipótese de que os elementos públicos e bidimensionais, em especial a rua, são os mais duradouros. Optou-se por prosseguir com essa proposta a partir do estudo de caminhos primitivos e preexistentes, analisando um eixo viário suburbano localizado na porção nordeste da cidade de Vitória, Espírito Santo, denominado Eixo Maruípe. A estratégia metodológica adotada está amparada no método hipotético-dedutivo e nas abordagens morfológicas histórico-geográfica e tipológico-processual, empregando procedimentos de comparação, de análise estrutural e do hiperdesenho.
- ItemLivros, leitura & literatura : reflexões de escritores, leitores, pesquisadores e professores(Edufes, 2024) Maria Amélia Dalvi; Cleonara Maria Schartz; Marta Passos PinheiroEste livro é fruto tanto do trabalho do grupo de pesquisa “Literatura e Educação” (DGP/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita, quanto de parcerias interinstitucionais, com estudiosos e escritores convidados – e a alguns dos quais abertamente pedimos licença para republicação de textos seus que, ao longo dos anos de funcionamento do grupo e do núcleo, inspiraram e fundamentaram nossas discussões. Os trabalhos científicos que constituem este livro são fruto de pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado financiadas com bolsas da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros, como o artigo de abertura, decorrem de projetos específicos que concorreram a editais de fomento e foram contemplados. Alguns outros textos, porém, assumem a forma de depoimento pessoal – de modo que decorrem do desejo e da paixão dos autores pelas questões aqui implicadas: esses, talvez, não sofram o prejuízo dessa distância. Há pelo menos 3 categorias de trabalhos: a) artigos científicos; b) depoimentos e textos memorialísticos; e c) reflexões de escritores, professores e leitores sobre o próprio ofício. Entendemos que essa multiplicidade de olhares contribui para uma compreensão mais larga acerca das interrelações entre livros, leitura e literatura, que foi o que, desde o início, esteve em mira.
- ItemMúsica e matemática(Edufes, 2024) Gean Pierre da Silva CamposEsse livro tem como foco principal explorar como obras musicais de Villa-Lobos são passíveis de serem lidas ou analisadas por meio de uma racionalidade matemática. O intuito é buscar um enfoque didático – alternativa didática – para a abordagem de conceitos oriundos da Teoria dos Conjuntos, baseados nos estudos do matemático Georg Cantor (Teoria Ingênua dos Conjuntos) e nos estudos de Allen Forte (Teoria dos Conjuntos aplicada à Música). Busca-se trazer para o universo da Música e da Matemática ambas as teorias, por meio de um enfoque transdisciplinar, e situar o saber em regiões em que o aspecto afetivo já adquiriu níveis capazes de dar sentido ao conhecimento e propiciar a assimilação de significados relacionados à outra área. Em busca desses objetivos, e ainda estudar possíveis indicações das relações entre Matemática e Música em um cenário didático/pedagógico, essa obra lança mão da afetividade, transdisciplinaridade e pensamento analógico como forma de articular áreas aparentemente distantes, mas com forte semelhança em suas estruturas. Esse estudo pretende explorar (1) trabalhos que usaram a Teoria dos Conjuntos em análises de obras de Villa-Lobos, (2) processos criativos e composicionais presentes em obras musicais de Villa-Lobos, (3) técnicas matemáticas de análise musical, (4) tipos e estruturas matemáticas que possam auxiliar em análises musicais e verificar de que maneira a racionalidade matemática está presente na composição musical. Ao pesquisar trabalhos que usaram a Teoria dos Conjuntos em análise musical de obras de Villa-Lobos essa obra preenche uma lacuna na teoria musical e evidencia estruturas matemáticas que auxiliam na análise musical, mostrando a presença da racionalidade matemática. Uma das grandes contribuições desse trabalho é estabelecer relações de analogia entre conteúdos do currículo da matemática, frequentemente traduzidos por códigos numéricos, e aspectos da área musical, reconhecidos por sons.
- ItemFundamentos Teóricos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa(Edufes, 2024) Cicilia M. Krohling PeruzzoO livro Fundamentos teóricos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa — que entre as congruências e as especificidades da comunicação, da mídia alternativa e/ou do jornalismo popular, do comunitário, do alternativo e da mídia independente, acrescidas de outras denominações que se referem a esse fenômeno comunicacional que transborda as barreiras e os limites dos mainstream mídia e dos usos convencionais das mídias digitais corporativas — atende ao interesse crescente que essas temáticas têm desfrutado na pesquisa acadêmica no Brasil e às práticas sociais movimentadas por centenas de iniciativas. As recriações, as inovações, as dúvidas, as incógnitas, as interfaces e as exclusões ajudam a tornar essa área de estudo bastante movediça. Nesta obra, o leitor vai encontrar uma tentativa de fundamentar perspectivas epistemológicas e teóricas, mas tendo como sinalizador as práticas desenvolvidas por atores — coletivos e individuais — no exercício do direito de comunicar. São oito capí tulos que tentam reunir algumas perspectivas da práxis da comunicação no contexto dos movimentos sociais populares e comunidades cívicas, e para além deles, pois presta-se atenção também aos usos da dita mídia independente, mas conservadores extremistas, que ultrapassam os contornos da mídia emancipadora e progressista.
- ItemO curso de Serviço Social da Ufes : memória, afetos e história(Edufes, 2024) Serpa, Ana Maria Petronetto (Org.)A coletânea "O curso de Serviço Social da Ufes: memória, afetos e história" resgata a história de ensino, pesquisa e extensão da unidade, nesses cinquenta anos, e de articulação da experiência concreta vivida pelos sujeitos sociais do curso com as realidades brasileira e latino-americana, através da participação em movimentos da sociedade, da universidade e do serviço social. Há uma preocupação central com a construção democrática, a justiça social e a efetivação do projeto ético-político da profissão, construído a partir de meados dos anos 1970, que coincide com a criação do curso.
- ItemEducação ambiental autopoiética na Baía de Vitória(ES)(Edufes, 2024) Gonzalez, Soler; https://orcid.org/0000-0003-2572-5449; http://lattes.cnpq.br/5829639085638451