Trabalhos de Graduação
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Trabalhos de conclusão de curso de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
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Navegando Trabalhos de Graduação por Autor "Aragão, Rutilea de Souza Vianna"
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- ItemA história e a cultura de São Mateus no Espírito Santo: integração no ensino fundamental e seus aspectos culturais e sociais(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Aragão, Rutilea de Souza Vianna; Gatt, Pablo; https://orcid.org/0000-0003-2410-2645; http://lattes.cnpq.br/7520287446667143O presente trabalho aborda a história e a cultura de São Mateus, município localizado no estado do Espírito Santo, e analisa a importância de sua integração no ensino fundamental. Fundada em 1544, São Mateus é uma das cidades mais antigas do Brasil, possuindo uma rica herança histórica e cultural que reflete o processo de colonização, as transformações econômicas e a resistência de suas comunidades, incluindo grupos indígenas, afro-brasileiros e quilombolas. Através da busca dessa história no contexto escolar, fortalece-se a identidade local, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda sobre suas origens e as influências dessas transformações na sociedade contemporânea. A integração da história local no currículo escolar, conforme proposta por estudiosos como Paulo Freire e Benedito Nunes, permite que os alunos se conectem com suas raízes, promovendo o senso de pertencimento e a valorização das contribuições de seus antepassados. Além disso, ao explorar temas como a colonização, o ciclo do nosso e opapel das comunidades quilombolas, os estudantes desenvolvem uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e culturais que marcaram a história local e nacional. A proposta de incluir a história de São Mateus no ensino fundamental também oferece uma abordagem interdisciplinar, conectando a história com outras áreas do conhecimento, como geografia, artes e língua portuguesa. Isso possibilita aos alunos investigar a cidade em sua totalidade, desde o seu desenvolvimento urbano até as manifestações artísticas e culturais. O estudo da história local, portanto, não se limita ao ensino de fatos históricos, mas se tornauma ferramenta para a formação de cidadãos críticos, conscientes e engajados na preservação de seu patrimônio cultural e na construção de um futuro mais justo para a comunidade.