Trabalhos de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Trabalhos de conclusão de curso de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Navegar
Navegando Trabalhos de Graduação por Autor "Alvarez, Cristina Engel de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias de melhoria do ambiente térmico diurno em situação de verão de uma fração urbana da Cidade de Vitória, ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2017) Silva, Brenda Alves; Alvarez, Cristina Engel de; https://orcid.org/0000-0002-3898-8515; http://lattes.cnpq.br/5240388600131197A urbanização e o crescimento urbano desordenado, sem o devido planejamento, têm sido fatores de alterações no clima local, sendo um dos principais aspectos de interferência mencionados em diversas pesquisas, a diminuição da vegetação nas grandes cidades. Essa diminuição da arborização tem intensificado a formação do fenômeno “ilhas de calor” nos centros urbanos, ocasionando ampliação no desconforto térmico. Assim, é indiscutível que a vegetação exerce um papel importante para o conforto térmico urbano, sendo um elemento fundamental para a atenuação da temperatura e melhoria no conforto térmico dos transeuntes. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar e mensurar as alterações no microclima através da inserção da vegetação na malha urbana visando a melhoria do conforto térmico do transeunte. O principal instrumento utilizado na pesquisa foram simulações realizadas através do software ENVI-MET V.4.2 e medições microclimáticas para a calibração do programa, sendo aferidos os dados de temperatura e umidade na própria área de estudo. O recorte territorial corresponde a um fragmento do bairro Goiabeiras, em Vitória - ES. Para a preparação do banco de dados para a simulação do ambiente de estudo foram utilizados dados microclimáticos do período sazonal de verão, do ano de 2017, e pesquisa de campo para as configurações necessárias para a simulação. As informações obtidas nas simulações comprovaram a influência da vegetação na melhoria das condições ambientais de conforto térmico urbano, reiterando sua grande importância na mitigação de núcleos de calor nos centros urbanos.
- ItemPedalando para UFES: análise da ciclomobilidade do entorno da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Goiabeiras(Universidade Federal do Espírito Santo, 2018) Brito, Jordano Francesco Gagno de; Alvarez, Cristina Engel de; https://orcid.org/0000-0002-3898-8515; http://lattes.cnpq.br/5240388600131197O crescimento urbano acelerado e a cultura de valorização do automóvel acarretaram o aumento no número de veículos e de sua circulação, intensificando problemas relacionados à mobilidade. O aumento da comunidade universitária, das edificações, dos fluxos de pessoas e veículos no campus Alaor de Queiroz Araújo pode ser relacionado a este crescimento. A partir da constatação da insustentabilidade do modelo de circulação rodoviário, começa a ocorrer a valorização e consequente difusão dos modos ativos de transporte, com maior destaque para a bicicleta. Inspirada por programas e projetos que visam transformar um campus universitário em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana, a Universidade Federal do Espírito Santo tem planejado estratégias para promover a adesão da comunidade universitária às práticas de mobilidade sustentáveis. Este trabalho teve como objetivo analisar a ciclomobilidade no entorno do campus Goiabeiras a partir do estudo do programa de mobilidade da UFES, do levantamento dos aspectos sociocomportamentais e estruturais do entorno universitário, apontando as fragilidades e potencialidades da ciclomobilidade da área estudada. Foi possível perceber que a comunidade universitária compreende um público jovem, composto majoritariamente por alunos, com predominância feminina, que utiliza principalmente o ônibus no seu deslocamento para universidade, e sua maior parte é residente no município de Vitória. Os principais fatores condicionantes para a adoção do transporte ativo são a distância, sensação de insegurança e o tempo gasto no percurso foram os aspectos mais frequentes. Além do ideário de consumo do automóvel e a necessidade na melhoria da infraestrutura cicloviária. Dentre os aspectos estruturais a pavimentação foi o item mais bem conceituado enquanto a sinalização teve a pior ponderação. Outros itens relevantes abordados foram o fluxo de pedestres, bicicletas e automóveis; a iluminação; e o conflito com estacionamentos, que de maneira geral estava ausentes em boa parte dos trechos ou em mau estado de conservação.