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Licenciatura em Filosofia
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- ItemA morte de Deus e o Niilismo em Nietzsche(Universidade Federal do Espírito Santo, 2025) Oliveira Junior, Elizeu de; Pessoa, Fernando Mendes ; http://lattes.cnpq.br/1755455447619979O objetivo deste estudo é examinar o conceito da morte de Deus conforme elaborado por Friedrich Nietzsche, com enfoque no aforismo 125 de A gaia ciência. A pesquisa busca responder ao problema geral: como a morte de Deus conduz ao niilismo na cultura ocidental? De forma mais específica, investiga as manifestações do niilismo decorrentes desse fenômeno e analisa as propostas de Nietzsche para superar o vazio existencial que dele emerge. A metodologia consistiu em uma revisão detalhada das obras de Nietzsche, com ênfase em A gaia ciência, complementada pela consulta de artigos acadêmicos relevantes. Os resultados indicam que a morte de Deus simboliza a perda de valores metafísicos que sustentavam a moralidade e espiritualidade da cultura ocidental, gerando um vácuo moral que conduz ao niilismo, caracterizado pela crise de valores e pelo sentimento de vazio existencial. Como resposta a esse desafio, Nietzsche propõe duas vias principais de superação: a arte, como expressão de afirmação da vida, e o conceito do super-homem, que implica na transvaloração de valores e na criação de novos sentidos que afirmam a existência.
- ItemO mundo no pensamento de M. Heidegger(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rocio, André Teixeira Miranda; Pessoa, Fernando Mendes; http://lattes.cnpq.br/1755455447619979Este trabalho apresenta o pensamento de Heidegger acerca do mundo como um fenômeno da presença, destrinchando seus aspectos fundamentais, tais como: mundanidade circundante, circunvisão, instrumento, totalidade instrumental, a conjuntura e significância – os existenciais que formam a mundanidade do mundo. O objetivo deste trabalho é responder uma pergunta: “o que é o mundo para Heidegger.” Para tal demonstração, será feito um contraste entre a interpretação heideggeriana do pensamento Descartes, e o pensamento desenvolvido por Heidegger em Ser e tempo, o fenômeno da mundanidade do mundo. Heidegger pensa a mundanidade do mundo como sendo a característica fundamental do ser-no-mundo. Todo o desenvolvimento do trabalho tem o intuído de compreender essa característica, descrevendo cada aspecto mencionado acima. A metodologia utilizada foi o estudo de Ser e Tempo, artigos e livros sobre o tema.